REALIZADORES

Associação Cultural dos Realizadores Indígenas - ASCURI é um grupo de jovens realizadores / produtores culturais Guarani, Kaiowa e Terena formado em 2008, que busca, por meio das Novas Tecnologias de Comunicação, criar estratégias de resistência para os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul (Brasil), bem como o fortalecimento do nosso jeito de ser e na luta pelo nosso Território Tradicional em contraposição ao modelo de mídia hegemônico.

 

ASCURI_cine.jpg
separador.png
Ivan_Molina.JPG
Eliel_Benites.JPG
Gilmar_Galache.png
Ademilson_Kiki.JPG
Inair.JPG
Alex_Junior.JPG
Gilde_zio_Nove.JPG
Marisol.png
a (610).JPG
Mauro Maninho.JPG
Gilearde_Gim.JPG
Michele_Miteco_2.jpg
833d9d1fdb0c4c5294441653832eb760.jpg
Junior.JPG
Fernanda da Silva .jpg
Celio_Astro.JPG

Ivan Molina Velasquez - Quechúa

 

Foi o grande mestre formador de Audiovisual Guerrilheiro Indígena da ASCURI, formado em Santo Antônio de los Baños em Cuba, e criador da Escuela de Cine y Arte da Bolivia - ECA. Com mais de 20 anos de Documentarista, Ivan é Quechua e tem forte atuação com indígenas da Bolivia e Brasil.

 

 

 

Eliel Benites - Kaiowá

 

É idealizador da ASCURI, graduado pelo Teko Arandu, em Ciencias da Natureza, mestre pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB e Doutorando em Geografia pela UFGD. Desde julho de 2013 atua como professor efetivo no Curso da Licenciatura Intercultural Teko Arandu da UFGD.​ Na ASCURI atua como articulador, e possui inumeras produções audiovisuais como roteirista e diretor.

 

 

 

Gilmar Kiripuku Galache - Terena

É também idealizador da ASCURI,  graduado em Design pela Universidade Católica Dom Bosco e  Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS/UNB). Na ASCURI atua como videomaker, fotógrafo, designer e coordenador de estratégias. 

 

 

 

 

Ademilson Kikito Concianza - Kaiowá

É aprendiz de rezador (yvyrayjá), atua como fotógrafo e videomaker, além de ser o conselheiro espiritual do grupo. Participa também da banda Techanga'u, na qual compõe e produz os videoclips. Está cursando Edição e Montagem na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro - RJ.

 

 

 

 

 

Inair Lopes - Kaiowá

É professora da Escola de Pirakuá/MS, formada em educação pelo Teko Arandu e representante das mulheres Guarani/Kaiowa em Mato Grosso do Sul, atua com fotografa e roteirista. 

 

 

 

 

 

 

 

Alex Junior - Kaiowá

É formado em Matemática, pelo Teko Arandu. É professor de Música na Orquestra Guarani da Aldeia Teykue/MS. Atua principalmente com jovens, utilizando a música como ferramenta de fortalecimento do seu Povo.

 

 

 

 

 

 

 

Gildécio Muchacho 9kilo - Terena

É professor na escola estadual da Aldeia Cachoeirinha, estudande do curso normal médio Povos do Pantanal, e cantor na banda Estilo Nativo que toca em bailes e festas da região do Pantanal Sul Matogorossense.

 

 

 

 

 

 

 

Geniniana Barbosa Marisol - Kaiowá

É liderança jovem em sua retomada, a Laranjeira Ñanderu, em Rio Brilhante/MS. Atua na ASCURI como representante das mulheres, e como articuladora social. Fotógrafa e apresentadora.

 

 

 

 

 

 

 

Sidivaldo Julio Nguli - Terena

É funcionário da Escola municipal de Cachoeirinha, atua como videomaker e articulador local de sua comunidade e região. Produz videos de encontros da aldeia, clipes do Nação Nativa e filma campeonatos de Futebol.

 

 

 

 

 

 

 

Mauro Sergio Pereira - Terena

É filho do lendário Mario Charuto (Bideguinha) da Aldeia Lalima em Miranda/MS, gosta de fazer produção e participar de encontros da juventude indígena de Mato Grosso do Sul

 

 

 

 

 

 

Gilearde Barbosa Pedro Geh - Kaiowá

É um grande ilustrador, com formações na Bolivia pela ECA - Escuela de Cine y Arte de La Paz (Bolívia),  atua como fotógrafo e ilustrador. Gosta de Rap e anda de skate pelas quadras de futebol das aldeias de ​Dourados. Nesse momento é aluno na Escola Darcy Ribeiro de Cinema no Rio de Janeiro/RJ.

 

 

 

 

 

 

 

Michele Perito Meméco - Kaiowá

É uma grande conciliadora da ASCURI, Atua como professora substituta na Escola Pai Chiquito, em Panambizinho/MS. Além de estar estudando Direção na escola Darcy Ribeiro de Cinema no Rio de Janeiro/RJ

 

 

 

 

 

 

 

Elivelton Souza Kabelinho - Kaiowá

 

É articulador social de sua comidade, formado em matematica pelo Teko Arandu, atua como professor na Escola Ñandejara Pólo, em Teykue e também como videomaker do Ponto de Cultura Teko Arandu.

.

 

 

 

 

 

 

 

Junior Joel Lopes - Kaiowá

É professor da Escola de Pirakuá, formado em pelo Linguagem do Teko Arandu, atua como editor, fotográfo e roteirista bem como articulador social emsua comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

Fernanda da Silva Kunan - Kaiowá

É aluna da escola Pai Chiquito na aldeia Panambizinho em Dourados/MS, fotografa e esta aprendendo a editar, trabalha com produção também.

 

 

 

 

 

 

 

Célio da Silva

É articulador social de sua comunidade, fotógrafo.Foi um dos responsáveis pelo jornal impresso Vemo'u Voz Terena, impresso pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.