ASCURI - Cine Sin Fronteras.JPG

ASCURI: Nosso Jeito de Ser - Ñadereko/Kixovoku

 

Nós da Associação Cultural dos Realizadores Indígenas (ASCURI) somos um grupo de jovens realizadores/produtores culturais indígenas de Mato Grosso do Sul (Brasil) que busca, por meio da linguagem cinematográfica e das novas tecnologias de comunicação, desenvolver estratégias de formação, resistência e fortalecimento do jeito de ser indígena tradicional.

 

A ASCURI foi idealizada em 2008 durante a oficina "Cine Sin Fronteras", realizada em um povoado na Bolívia e organizada pelo documentarista Quechúa, Ivan Molina (diretor da então Escuela de Cine y Artes de La Paz - ECA, hoje IFAECA). De volta ao Brasil, nos deparamos com uma conjuntura em que abundavam projetos de formação em audiovisual financiados por órgãos governamentais. Tais projetos, por um lado, deram lugar a um processo de reconexão dos jovens integrantes da ASCURI com seu jeito de ser indígena, mobilização importante em meio a um contexto de vida marcado pela constante tensão provocada pelos conflitos territoriais da região. Por outro lado, produziram expectativas que se revelaram inviáveis, já que estes cursos eram de curta duração e não tinham sua continuidade garantida (formação, aperfeiçoamento e organização). Em 2012, a ASCURI se formalizou como uma Associação sem fins lucrativos, atendendo aos requisitos jurídicos para estabelecermos novas parcerias e alcançarmos maiores possibilidade de financiamento para nossos projetos.

 

Tal percurso levou a ASCURI a estar mais próxima dos rezadores (Ñanderu e Koexumoneti) das comunidades junto às quais atuamos, estando estes sempre presentes em nossos filmes, oficinas e nos encontros que realizamos. Esse intercâmbio de conhecimentos entre os mais novos e os mais velhos contribui para a diminuição da brecha que separa estas duas gerações, fazendo com que nós mesmos, enquanto jovens indígenas, compreendêssemos melhor nosso lugar na constituição sociocultural e política dos povos aos quais pertencemos.

 

A ASCURI atualmente se estabelece como uma alternativa pensada por realizadores indígenas Terena, Kaiowá e Quechúa frente ao modo predominante de se pensar e de se fazer cinema na América Latina. A partir de nossa experiência, acreditamos que novas mídias devam ser usadas em prol dos nossos direitos originários e da garantia de nossa participação ativa em temas que nos dizem respeito, tais como a gestão de nossos territórios, sua conservação ambiental, o uso de seus recursos naturais, e o desenvolvimento de políticas de segurança alimentar.

 

Nesse sentido, a ASCURI permite uma maior autonomia dos jovens realizadores/produtores indígenas com relação à construção de suas auto-representações, o fortalecimento de nosso coletivo junto às nossas aldeias (Tekoha ou Vemeuxá), além, é claro, a celebração daquilo que temos de mais importante: o nosso jeito de ser (Nãndereko ou Kixovoku).

 

www.ascuri.org

@ascuri.ms

WhatsApp Image 2019-07-19 at 10.44.48.jpeg
ASCURI BOLIVIA.jpg
WhatsApp Image 2019-07-19 at 10.42.07.jpeg
  1. https://progresivamente.org/
  2. https://www.riaeduca.org/
  3. https://www.onbelaycounseling.com/
  4. https://www.bearwilliamsmusic.com/
  5. https://www.rajhanstilespvtltd.com/
  6. https://ascuri.org/
  7. https://www.atelp.org/
  8. https://fuhrmannheatingtv.com/
  9. https://www.nmptap.org/
  10. https://askdrding.com/
  11. https://thekingsheadhouse.com/
  12. https://www.karadefrias.com/
  13. https://www.andros-hotels.com/
  14. https://www.lebanonecomovement.org/
  15. https://ohdsichina.org/
  16. pintarbersamamedan.org
  17. https://pintarbersamamanado.org
  18. https://pintarbersamasorong.org/dana
  19. PENGELUARAN HK
  20. KELUARAN HK
  21. LIVE DRAW HK
  22. TOGEL SGP
  23. DATA HK
  24. DATA HK
  25. KELUARAN HK
  26. LIVE DRAW HK
  27. TOTO HK
  1. HOME